-
Arquitetos: Design Work Group
- Área: 710 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Ishita Sitwala | The Fishy Project
-
Fabricantes: DHE, Daikin, Saint-Gobain
"Vanvaso significa morar na natureza. Localizado no Vilarejo de Vav, do distrito de Surat, Vanvaso é um lugar afastado da cidade para relaxar, envolto por vegetação exuberante e campos verdejantes. Vanvaso proporciona um ambiente pacífico, diferente daquele oferecido em uma agitada cidade como Surat. É como um retiro para se afastar da correria da rotina, uma segunda casa onde se enaltece a sensação de estar relaxado.
A casa possui um toque urbano em seu exterior, com os luxos contemporâneos acomodados em interiores aconchegantes. Possui características típicas indianas, como chowk (espécie de monumento), paredes e murais de arte, pátios e forte conexão com a natureza, algo inseparável da arquitetura indiana.
No terreno, um caminho se desenvolve dividindo a casa do campo. O edifício está localizado no lote de maneira a permitir um quintal para festas e jardins em seu entorno, proporcionando privacidade e ambiente calmo para a casa. As pequenas colinas e árvores ao longo da rota de acesso esconde a estrutura e acrescenta um elemento surpresa à medida que se aproxima pelo caminho.
Logo na entrada, um chowk dá as boas vindas ao visitante, com grandes painéis pintados em arte worli e jardins que definem o caráter do espaço.
A casa é desenhada proporcionando áreas de estar ao longo das zonas públicas e privadas em ambos os lados. Isto conforma a volumetria indiana, como aquelas estruturas de casas de vilarejo em volta de um pátio.
O bloco mais ao norte é térreo e possui grandes aberturas, conectando os jardins em ambos os lados. Compreende espaços de caráter público - áreas de jantar e estar com um lindo pátio interno ornamentado com uma árvore bonsai. As grandes aberturas são equipadas com elementos de sombreamento na sua parte superior.
Os espaços entre os blocos são sombreados pelo bloco ao sul, que é mais alto. Permite o fluxo de vento frescos que circula pelas áreas sociais e de maior atividade da casa. Nele está um deck semi-aberto com colunas e a piscina, conectando espaços enquanto redes e um espaço de lounge equipam a área de deck.
Um corpo de água estende lâmina d'água da piscina e desaparece quando cai em algumas pedras, proporcionando um efeito quase flutuante na casa e na paisagem do entorno, onde um deck de meditação foi construído nesta atmosfera relaxante.
O pátio central contém uma escadaria aberta que sobe ao segundo pavimento do bloco mais ao sul, onde um espaço semi aberto faz a fronteira com os campos de uma fazenda.
O espaço do quintal, para a realização de festas, é deixado aberto em sua maior parte, mas aqui também estão um gazebo e balanço. Elementos do jardim como bambu, revestimentos texturizados, paredes coloridas, iluminação e mesmo o som compõem o cenário formando um ambiente similar aos vilarejos indianos.